De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Imunização, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação 2026, em 28 de março, até a última quarta-feira (06/05), foram aplicadas 1.903 doses. O número está abaixo do esperado para o período, já que a meta era alcançar cerca de 3 mil pessoas imunizadas.

A preocupação aumenta com a aproximação do inverno, que começa em 21 de junho, período em que as doenças respiratórias costumam se tornar mais frequentes. A vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, a vacina foi atualizada para proteger contra as cepas mais recentes da Influenza A (H1N1 e H3N2) e da Influenza B, ajudando a reduzir riscos de internações, complicações graves, pneumonias e agravamento de doenças crônicas.
Entre os grupos prioritários estão crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e da educação, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, salvamento e armadas, além de pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviários, portuários, funcionários do sistema prisional e dos Correios.

O secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene, destacou que este é um período de atenção redobrada por conta das mudanças de estação e das variações climáticas, quando aumentam significativamente os casos de doenças respiratórias e internações. Ele reforçou que a vacina contra a gripe é uma prevenção essencial. Também fez um chamado para que as pessoas dos grupos prioritários procurem se imunizar, principalmente crianças e idosos, que estão entre os mais vulneráveis. Fauazi ainda ressaltou que as vacinas estão disponíveis em todas as UBSs do município.

No município, a imunização está disponível nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Clínica da Família e também na sala de vacina do Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas. Para receber a dose, é necessário apresentar CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação, se houver. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar mais de 12 mil pessoas até o fim do ano. A Prefeitura reforça a importância da participação da população para ampliar a proteção coletiva e garantir mais saúde e qualidade de vida para todos.

