A família da Ilha dos Mineiros que teve a residência alagada em decorrência da cheia do rio Guaxindiba e canais adjacentes, segue recebendo auxílio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). As cinco pessoas estão na Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba.
A municipalidade preparou o local para atender as necessidades dos atingidos que precisarem de abrigo. O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, explicou que o espaço conta com o suporte de uma equipe de profissionais composta por assistente social, psicóloga, cozinheira e auxiliar de serviços gerais.
— Realizamos este acolhimento, ouvindo sempre a necessidade da família, que recebe alimentação e todo amparo. Nosso trabalho acontece ainda em conjunto com a Defesa Civil, que analisa as condições das residências atingidas — explicou.
Marcelo dos Santos, de 46 anos, está no abrigo junto com esposa e três filhos. Eles residem na rua Rio de Janeiro, uma das mais atingidas pela água.
— Estão nos ajudando muito, inclusive recebemos a visita da equipe da Saúde. O atendimento aqui é ótimo, perguntam sempre se estamos precisando de algo — relatou.
Santos mora na localidade há 19 anos. Ele relata que a inundação “nunca foi tão grave como desta vez”.
Segundo a última atualização da Defesa Civil, além desta família abrigada na unidade escolar de Guaxindiba, outras 81 pessoas seguem desalojadas, sendo que estas estão abrigadas em outros lugares, como casas de parentes. Equipes de diversas secretarias como Saúde e Trabalho e Desenvolvimento Humano acompanham os atingidos e seguem com monitoramento.