O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de São Francisco de Itabapoana (SFI), Enaldo Barreto, esteve em Campos dos Goytacazes, nesta terça-feira (25), para uma série de encontros em busca de parcerias que visam fortalecer o setor agrícola do município. O objetivo é firmar acordos com diversas instituições que possam contribuir para o desenvolvimento local.
Em reunião com o coordenador regional do Sebrae no Norte Fluminense, Guilherme Reche, e com o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Léo Pelanca, também prefeito de Italva, o foco foi discutir a formalização dos produtores rurais por meio do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, o que permitirá maior acesso a benefícios e recursos.
Durante sua visita à sede do Sindicato Rural de Campos, Enaldo participou da apresentação do Programa de Melhoramento Genético Bovino por Fertilização In Vitro, uma iniciativa subsidiada pelo Sebrae/RJ que visa aumentar a produtividade e rentabilidade dos produtores locais, ampliando as possibilidades de negócios na região.
O secretário também se encontrou com os reitores do Instituto Federal Fluminense (IFF), Victor Saraiva, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Rosana Rodrigues, e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Roberto Rodrigues. O objetivo desse encontro foi discutir a realização de um fórum entre os municípios e as instituições educacionais, para a promoção de parcerias, com destaque para o reinício das atividades do laboratório de análise de solo, fundamental para o aprimoramento da produção agrícola.
— Buscamos fortalecer a agricultura de nosso município por meio de parcerias estratégicas com órgãos e instituições de referência. A formalização dos nossos produtores e o uso de novas tecnologias são passos importantes para aumentar a competitividade e sustentabilidade do setor — destacou Enaldo Barreto.
O secretário ressaltou que os encontros evidenciam o trabalho contínuo para viabilizar projetos que beneficiarão a produção rural local, além de gerar mais desenvolvimento e oportunidades para os agricultores do município.