
Aos 94 anos, Manoel Alves Barreto, conhecido carinhosamente como Manoel Roxinho, faleceu na madrugada desta sexta-feira (12/12) por complicações de insuficiência cardíaca. Ele era pai do vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Renato Roxinho, e estava internado no Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas.
Com uma trajetória marcante na política regional, Manoel foi vereador por quatro mandatos consecutivos, entre 1967 e 1988, sempre pelo MDB/PMDB. Também presidiu a Câmara Municipal de São João da Barra, além de ter exercido o cargo de vice-prefeito, em um período em que São Francisco de Itabapoana ainda era distrito de São João da Barra. Ele deixa cinco filhos e seis netos.
A prefeita Yara Cinthia decretou luto oficial de três dias e suspendeu o expediente nas repartições públicas a partir das 14h desta sexta, exceto os serviços essenciais que funcionarão normalmente.
— O legado político deixado pelo homenageado, que, ao exercer por diversos mandatos a vereança, atuou com dedicação, ética e compromisso com o bem-estar da população. O Poder Público Municipal, reconhece e respeita o sentimento de dor que envolve a todos os familiares e amigos — destaca o decreto.
O corpo foi velado inicialmente na Igreja Católica de Estreito. Neste momento, a cerimônia acontece na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, onde será realizada uma homenagem. O sepultamento está previsto para às 16h30 no Cemitério Municipal, no Centro da cidade.

