Moradores de São Francisco de Itabapoana serão capacitados para trabalhar no Porto Central, que começa a ser construído no município vizinho de Presidente Kennedy (ES). A previsão é que 1.300 pessoas sejam contratadas.
A parceria foi firmada nesta terça-feira (14), durante uma reunião na Sala do Trabalhador e Empreendedor. Participaram o secretário municipal de Trabalho e Direitos Humanos, Fagner Azeredo, a Coordenadora Socioeconômica do Porto Central, Léa Reis e o presidente da Regional Norte Fluminense das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), Maurício Cabral.
Segundo Léa Reis, as capacitações começarão em breve e se estenderão ao longo de três anos. A previsão é que as contratações tenham início dentro de um ano e meio. “Vamos passar uma boa quantidade de vagas do porto para o município, quando essas capacitações forem acontecendo. O planejamento é preparar os moradores para assumirem as vagas e terem uma qualificação, aperfeiçoando-se em suas áreas e adquirindo uma nova profissão”.
Fagner Azeredo destacou que uma das prioridades da prefeita Yara Cinthia é capacitar cidadãos de São Francisco para ocupar as vagas que surgirão não apenas no setor portuário, mas também em outros segmentos. Com este objetivo, a prefeita já alinhou parcerias com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), que implantarão cursos no município.
Exportação – De acordo com o vice-presidente regional da Facerj, o município tem hoje um cenário altamente propício à geração de oportunidades a partir da exportação. “São Francisco tem um número expressivo de empreendedores e microempreendedores individuais (MEIs), e isso chamou a atenção da Facerj”, disse Maurício Cabral. Segundo ele, a entidade vai trabalhar para que empresas locais interessadas em exportar seus produtos através do Porto Central possam emitir o Certificado de Origem diretamente através da prefeitura. O certificado, cuja emissão é uma responsabilidade da Facerj, é um documento essencial para operações de exportação.