
Nesta quarta-feira (14/01), foi realizada a segunda reunião do Programa Cidades Empreendedoras, que está sendo implantado em São Francisco de Itabapoana por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae-RJ. A reunião foi realizada na sede da Prefeitura, contando com a presença da equipe técnica do Sebrae, secretários municipais e representantes de secretarias.
O objetivo da reunião foi levantar dados e informações para estabelecer o Índice de Ambiente de Negócios. De acordo com o consultor do Sebrae na área de políticas públicas Celso Nunes de Oliveira, ter informações sobre o ambiente de negócios do município é fundamental para as próximas ações do Programa Cidades Empreendedoras.
— Hoje, estamos coletando dados junto às secretarias municipais, que serão analisados pela equipe técnica do Sebrae. Em seguida, serão feitas intervenções pontuais para a melhoria do ambiente de negócios, especialmente para os pequenos e microempreendedores, além de alavancar o desenvolvimento no município — explicou o consultor.
Essas intervenções serão implementadas a partir de quatro seminários: Gestão e Austeridade Fiscal no dia 26 de fevereiro; Saneamento de Despesas em 04 de março; Incremento das Receitas no dia 30 de março; e Educação, Empreendedorismo e Resultados com data ainda a ser definida.
Segundo o coordenador regional Norte Fluminense do Sebrae, Guilherme Reche, “os seminários irão possibilitar ter um olhar crítico para os processos, do que pode ser melhorado e implementado de forma técnica no município”. A analista técnica do Sebrae em São Francisco, Jéssica Rangel, também esteve presente na reunião.
Apoio fundamental – A secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues, ressaltou que o apoio o Sebrae é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico de São Francisco de Itabapoana. “Esses encontros são oportunidades para ampliarmos o que temos, buscando sempre trazer melhorias para o nosso município. O Sebrae nos auxilia a criar novas ferramentas, além de trazer conhecimento técnico para que possamos trabalhar com efetividade”, observou.
A Prefeita Yara Cinthia foi representada pela assessora especial do Gabinete, Ana Paula Carvalho. Também estiveram presentes à reunião o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto; o secretário de Desenvolvimento e Planejamento, Fabiano Almeida; o secretário de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra; além de representantes das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Fazenda e Procuradoria Geral do Município.





