
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Pesca, mantém um importante serviço de apoio aos pescadores do município: o transporte gratuito de embarcações entre o mar e a terra. Com o uso de um trator, os barcos são retirados da água para a realização de reparos e, após os serviços, devolvidos ao mar com segurança.
A iniciativa também atende embarcações recém-construídas no município, facilitando o acesso ao mar e o início das atividades. O serviço, que no setor privado poderia custar cerca de R$ 300 por diária, é oferecido gratuitamente, garantindo economia e mais tranquilidade para os trabalhadores da pesca.

O pescador Leonardo Santos, que já está em seu terceiro barco construído na cidade, destaca a importância da ação. “Esse trabalho é fundamental, não só pra gente que adquire os barcos aqui — já estou no meu terceiro — mas para todos nós pescadores. Quem mora aqui também é beneficiado diretamente. O apoio da máquina e da equipe faz toda a diferença. A Prefeitura está de parabéns.”
Além do transporte das embarcações, a Secretaria também disponibiliza suporte em alto-mar. Em situações de emergência, quando barcos apresentam problemas, é realizado o reboque com o auxílio de uma embarcação de apoio, reforçando a segurança dos pescadores.

O secretário municipal de Pesca, José Roberto Marques Barreto, conhecido como Flor de Guaxindiba, ressalta que o serviço já atende, atualmente, as localidades de Guaxindiba e Sossego, e que a proposta é ampliar o alcance da ação. “Estamos trabalhando para expandir esse atendimento e alcançar ainda mais pescadores. Também estudamos a possibilidade de adquirir uma máquina mais potente, para aprimorar ainda mais o serviço prestado.”
A ação reforça o compromisso da Prefeitura com o fortalecimento da pesca artesanal, garantindo melhores condições de trabalho e valorizando os profissionais que movimentam a economia local.



