
São Francisco de Itabapoana continuará no Mapa do Turismo Brasileiro em 2026. O reconhecimento foi possível através do esforço da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico para manter o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) ativo. Este era um dos principais requisitos para manutenção na iniciativa do Governo Federal.
Segundo o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto, o órgão enfrentou dificuldades para encontrar registros e documentos que pudessem comprovar a existência e atuação do Comtur.
— Nossa equipe se empenhou, conseguimos organizar o Comtur e produzir todos os requisitos necessários, como reuniões mensais e participação da sociedade civil organizada, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e representantes da rede de hotéis e pousadas. Diante deste esforço conjunto, recebemos o reconhecimento através da Certificação de Registro no Sistema de Informação — esclareceu. O certificado é assinado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e pela secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio.
Denival Neto ressalta que esta identificação oficial valoriza a grande vocação turística da cidade, além de facilitar a obtenção de recursos nas esferas estadual e nacional para apoiar o desenvolvimento de ações e investimentos mais eficientes em infraestrutura e qualificação profissional. “Essas medidas contribuem para o desenvolvimento da economia a partir do setor turístico, gerando empregos e alavancando o setor de hotelaria e hospedagem”, observou.


