A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (28) a terceira etapa da capacitação dos agentes comunitários de saúde. O curso aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, com temas voltados para a saúde da mulher, e contou com a participação de 98 agentes.
A capacitação teve início no dia 6 de março e prossegue até o mês de agosto, com seis etapas no total, podendo se estender por mais um mês, com uma etapa a mais.
De acordo com o coordenador da Atenção Básica de Saúde, Claudiomar Alves, nesta terceira etapa estão sendo abordados temas como atribuições dos agentes comunitários de daúde, sistema de informação, Infecção Sexualmente Transmissível (IST)/ AIDS, saúde da mulher e preventivo.
– Eles precisam aprender a fazer todo o acolhimento com as mulheres, saber qual a necessidade delas, se passam por violência doméstica, qual a realidade de cada uma, envolver-se com o que encontram em cada local visitado – disse o coordenador.
Claudiomar também destacou a importância de conhecer os locais de São Francisco de Itabapoana que colaboram com as estratégias de atenção às mulheres, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os núcleos de Estratégias de Saúde da Família, associações de moradores e igrejas que fazem atendimentos comunitários na saúde.
Agente comunitária de saúde há oito anos, Vanessa dos Santos Moreira é moradora na localidade de Alegria dos Anjos e participou da terceira etapa da capacitação. “O aprendizado está sendo muito importante para mim profissionalmente, pois muitos assuntos que eu não dominava, estou passando a conhecer melhor e, assim, poder ajudar a população com mais atenção e carinho”, disse.