Com o alerta da meteorologia sobre chuvas, descargas atmosféricas e rajadas de vento na área de concessão da Enel Distribuição Rio, a distribuidora ativou seu plano de contingência. A partir da tarde desta quinta-feira (24), as equipes operacionais estarão em plena mobilização para atender eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento de energia em 66 municípios. O alerta abrange as regiões Sul e Serrana, além de Niterói, Magé e São Gonçalo, com previsão de fortes chuvas e ventos persistentes também na sexta-feira (25).
No sábado (26), há expectativa de novas chuvas e descargas atmosféricas, e no domingo (27), Campos, Macaé e Magé, bem como a Região Serrana, também devem ser afetados. A previsão é que a chuva perca intensidade na segunda-feira (28), com melhorias esperadas apenas na terça-feira (29).
Reforço de Equipes
O plano de contingência da Enel Rio inclui um aumento no número de equipes em campo e em todos os canais de atendimento, como o call center, que poderá ser reforçado em situações de eventos climáticos severos. A empresa iniciou uma comunicação direta com os clientes, informando sobre os riscos associados às chuvas e mantendo diálogo com as autoridades estaduais e municipais.
Devido ao alto volume de chamadas em situações de emergência, a Enel recomenda que os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais para atendimento mais ágil. Os clientes podem acessar o site (www.enel.com.br), o aplicativo Enel (disponível para iOS e Android) ou entrar em contato via WhatsApp com a assistente virtual Elena pelo número (21) 99601-9608.
A empresa também ressalta dicas de segurança em relação à rede elétrica durante tempestades:
– Mantenha distância de cabos quebrados;
– Evite encostar em objetos metálicos, como semáforos, postes e grades;
– Desconecte os equipamentos da tomada e mantenha-os longe da água;
– Procure abrigo seguro, longe de estruturas que possam ser danificadas, como postes e árvores;
– Evite áreas arborizadas para prevenir riscos de queda de árvores e descargas atmosféricas (raios).


