O processo seletivo simplificado da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia foi realizado neste domingo (8), na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Ao todo, 3.737 candidatos foram inscritos no processo. A secretária da pasta, Tânia Alberto, e a diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra, acompanharam a aplicação das provas e deram as boas-vindas os candidatos. Equipes da Secretaria estavam espalhadas em diversos pontos da Uenf, para recepcionar e encaminhar os educadores para as respectivas salas.
“Esse é um processo que visa atender às nossas demandas pontuais, temporárias e transitórias para o ano letivo de 2025. Nosso desejo é que todos esses candidatos possam ter sucesso e fazer parte da nossa rede. Agora deverão aguardar a convocação de acordo com nossa necessidade. Mas é importante lembrar a todos que devem continuar se esforçando e estudando, pois teremos um concurso público em breve”, destacou Tânia.
A aplicação das provas do turno da tarde encerrou às 16h e teve início às 13h, para os candidatos à vaga de professor I (de áreas). Já o turno da manhã aconteceu das 9h às 12h para os candidatos à vaga de professor II. A publicação do gabarito será feita na terça-feira (10) no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).
Uma das candidatas é Amanda Félix, 42 anos, que falou sobre sua expectativa. “Vou tentar a vaga para professor 25h. Estou muito animada e com expectativa muito boa. Já trabalho com educação há mais de 20 anos na rede privada e agora estou tentando na rede municipal. Experiência não vai faltar”, disse.
Amiga de Amanda, Gina Carla, 53 anos, também já tem experiência na área da educação: “Também estou com uma expectativa excelente, pois já sou da área da educação e trabalho em uma escola do bairro IPS”, confirmou.
As vagas são para professor I (20h) – Ensino Fundamental Anos Finais e Educação Jovens e Adultos (EJA) – com salário de R$2.633,92; e professor II (25h) – Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Jovens e Adultos – com salário de R$ 2.863,04.
“Embora a Prefeitura esteja tomando as providências para a realização do concurso público em breve, não podemos abrir mão deste novo processo seletivo, visto que construímos novas unidades, ampliamos a oferta de vagas nas escolas e creches, e não há mais candidatos disponíveis do último processo seletivo a serem convocados, ou seja, todos já foram chamados. A medida visa garantir que nenhum aluno fique sem professor e sem aula”, explicou Tânia.
O processo visa, ainda, cobrir as faltas de profissionais que se encontram aguardando aposentadoria, de licença maternidade ou médica, readaptação temporária ou com carga horária reduzida para acompanhamento de filho com problema de saúde, por exemplo.
Segundo Viviane Terra, no caso do Professor I, a disponibilidade de vagas é para as disciplinas de Arte, Ciências da Natureza, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa e Ensino Religioso. “Essa convocação também visa atender à previsão de ampliação de turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental para o ano letivo de 2025, e a previsão de finalização de contratos anteriores”, acrescentou Viviane.