No próximo dia 27 de maio produtores e fornecedores de cana-de-açúcar vão se reunir no município de São Francisco de Itabapoana, no norte do Estado do Rio, para discutir novidades do setor sulcrocoleiro e estimativas de produção para os próximos anos. O evento é organizado pela Associação Norte Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) em parceria com o poder público municipal, e as usinas Coagro/RJ e Paineiras/ES.
A abertura está prevista para começar às 8h da manhã na Câmara de Vereadores de São Francisco, e ao longo do dia os participantes vão assistir palestras e demonstrações ao vivo sobre o cultivo.
O presidente da Asflucan, Tito Inojosa, destaca que a tecnologia está cada vez mais presente das lavoura e o “IV SEMINÁRIO DA CANA-DE-AÇÚCAR ASFLUCAN” vai mostrar aos agricultores que muitos recursos já podem ser usados por eles no campo.
“Drones e colheitadeiras mecânicas são cada vez mais usados para melhor produção e aproveitamento da cana. Também vamos apresentar aos produtores novas variedades que estão sendo pesquisadas nas universidades, e que se adaptam bem ao clima do norte Fluminense”, disse Tito Inojosa.
Outro tema importante que será debatido no seminário é o trabalho legal nas lavouras. Assunto importante que foi recentemente apresentado pela Justiça do Trabalho em um evento realizado em Campos.
As usinas Coagro e Paineiras não poderiam ficar de fora do seminário. Empresários do setor sulcrocoleiro dos Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo vão mostrar aos fornecedores expectativas para o mercado na produção de açúcar e etanol.
PRODUÇÃO
São Francisco de Itabapoana é um dos municípios que mais produzem cana-de-açúcar no interior do Estado do Rio, estima-se que anualmente cerca de um milhão de toneladas de cana são colhidas nas lavouras espalhadas em todo o município. Deste total, só no passado, 380 toneladas foram compradas pela Usina Paineiras localizadas no litoral capixaba e mais de 220 toneladas para a Coagro, no município de Campos.
O secretário municipal de agricultura de SFI, Enaldo Barreto, comenta que é muito importante essa parceria com a Asflucan, para que o segmento esteja cada vez mais organizado e em contato com as usinas que compram o produto.
“Neste seminário também é importante ressaltar a parceria com a Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro, já que em breve vamos assinar um convênio para a produção de novas variedades de cana. Variedades estas que serão implantadas nas lavouras de São Francisco”, destacou o secretário.
Existem assuntos que sempre devem estar em pauta para atualizar os produtores, como é o caso das técnicas de adubação e a importância da reciclagem de embalagens de herbicidas.
“Nosso objetivo é mostrar aos fornecedores de cana de que é possível produzir respeitando o meio ambiente e ao mesmo tempo aumentando a produtividade no plantio. Consequentemente a colheita é maior e os lucros com as lavouras de cana também”, finalizou o presidente da Asflucan.
DESTAQUE
O VI SEMINÁRIO DA CANA-DE-AÇÚCAR ASFLUCAN acontece no dia 27 de maio, das 9h às 16h na Câmara dos Vereadores e no Espaço do Produtor de São Francisco de Itabapoana.