
Em época de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cresce a expectativa sobre o tema da redação. Este ano, um professor de São Francisco de Itabapoana acertou o tema — “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Rafael Viana, de 30 anos, é professor de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular e coordenador do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal.
Rafael, que é professor há 13 anos, contou que chegou ao tema após análises gerais realizadas com os alunos, que teve como base os fatos atuais no Brasil, tais como o déficit do INSS, a baixa valorização dos idosos e o idadismo (discriminação contra pessoas com base na sua idade).
— Junto com os alunos, detalhamos o tema, pensamos em teses e em argumentos para a construção textual. Eu apresentei seis possíveis temas, dentre os quais o oficial apareceu com o mesmo eixo — disse Rafael, informando que o tema foi apresentado durante um aulão realizado na escola particular onde leciona na quinta-feira (06), antes da aplicação da primeira etapa prova do Enem, ocorrida no último domingo (09) em todo país.
Nessa primeira etapa do Enem, 3,5 milhões de candidatos responderam a 90 questões objetivas sobre Linguagens e Ciências Humanas, além da redação em formato dissertativo-argumentativo com até 30 linhas. A próxima etapa do Enem acontece neste domingo (16), quando os candidatos responderão a questões de Ciências da Natureza e Matemática.
Orgulho e expectativa – Sobre ter acertado o tema da redação, Rafael disse que foi resultado de um estudo longo, de muita dedicação e da experiência obtida em sala de aula ao longo dos anos. “Não tem sensação melhor para um professor do que ver o trabalho em sala de aula fazendo sentido lá na prova. Depois de tantas discussões, análises e simulados, ver que o eixo temático que trabalhei — aquele mesmo que rendeu boas reflexões — apareceu no Enem é uma alegria que mistura orgulho, gratidão e a certeza de que estou no caminho certo”, comemorou.
Sobre as notas de seus alunos na redação, a expectativa do professor é alta. “Espero que eles tenham conseguido pôr em prática todos os ensinamentos ao longo do ano letivo, e que as notas sejam altíssimas. Confesso que estou esperando por 1000”, ressaltou o professor, informando que alguns de seus alunos já conseguiram a nota 1000 nos testes feitos na escola.
Natural de Campos, Rafael se mudou para São Francisco de Itabapoana aos 17 anos com a família. Ele possui um currículo extenso, com licenciatura em Letras, em Literaturas e em Língua Inglesa, e é especialista em Letramento, em Psicopegadogia, Linguagem, Literatura Brasileira e Norte Americana, além de outras especializações no âmbito da educação. Ao todo, ele tem 33 certificados.

