O candidato a prefeito de Campos dos Goytacazes, Professor Jefferson (PT), denunciou abusos de poder político e econômico na campanha de Wladimir Garotinho (PP) e entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para solicitar a cassação do registro de candidatura do atual prefeito. O pedido ocorreu dois dias após a prisão do vereador Bruno Pezão durante a “Operação Pleito Mortal”, realizada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil. O vereador, do partido de Wladimir, é suspeito de envolvimento no homicídio de um cabo eleitoral na Baixada Campista, e em sua residência foram apreendidos quase R$ 1 milhão. Pezão foi solto na manhã desta sexta-feira (20), após audiência de custódia.
Em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Campos, Professor Jefferson gravou um vídeo na quinta-feira (19), explicando as razões para sua ação. “Estou aqui com uma missão clara e inegociável: a defesa da nossa democracia e da moralidade administrativa! Estou entrando com uma ação de investigação eleitoral para cassar o registro de candidatura do candidato Wladimir Garotinho”, declarou.
Jefferson ainda apontou indícios de compra de votos na campanha do atual prefeito. “A prisão de um vereador do partido do prefeito, envolvido em suposta lavagem de dinheiro, é só a ponta do iceberg. De onde veio o R$ 1 milhão encontrado com ele? Estamos diante de um escândalo que ameaça a legitimidade das eleições”, questionou o candidato.
Além disso, o Professor Jefferson mencionou um vídeo recente que circulou nas redes sociais, no qual funcionárias da prefeitura, contratadas por meio de Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA), associavam a entrega de sacolas de alimentos ao pedido de votos para Wladimir Garotinho. “Isso é inadmissível! Precisamos lutar contra esses abusos que mancham o processo eleitoral no município”, destacou.
Por fim, o candidato cobrou providências da Justiça Eleitoral, afirmando que as eleições em Campos estão seriamente ameaçadas. “Exigimos eleições limpas e rigor nas investigações! Se o prefeito estiver envolvido, que seja cassado o registro de sua candidatura. A população não pode ser enganada mais uma vez!”, concluiu.