O Centro de Convivência da Pessoa Idosa Nágime Jorge Abílio trabalha o aperfeiçoamento da leitura e escrita com o “Projeto ABC”. O projeto atua no treinamento da leitura e interpretação de textos, além de oficinas de colagens, recortes e coloridos com os idosos. Cerca de 50 idosos são atendidos por semana.
De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência, Edinete Neves, os idosos são atendidos em grupos de dez pessoas em média, de segunda a quinta-feira, cada grupo em seu dia da semana.
As responsáveis pelo projeto, Vera Romualdo e Solena Alves Gonçalves, destacaram que o projeto vai além da alfabetização e letramento – há idosos que procuram o projeto para exercitar a mente e poder interagir com outras pessoas.
– Tem uma aluna que é professora aposentada e vem para preencher caça-palavras, colorir os desenhos e não ficar parada – disse Vera, ressaltando que, quando algum aluno tem mais dificuldade na escrita, é trabalhada a escrita como forma de reforço. “Os que não são alfabetizados, trabalhamos a alfabetização, iniciamos com as vogais mais aglutinação das vogais e associação das imagens com as letras”, disse.
Uma das alunas, Vera Lúcia da Conceição Coutinho, de 62 anos, participa do projeto desde o início e coleciona orgulho. “Eu não tive oportunidade de estudar quando era criança, pois tive que ajudar meus avós. Então agora eu estou aprendendo, interagindo com outras pessoas que estão aqui para aprender, assim como eu”, comemorou a moradora na localidade de Guaxindiba, que afirmou estar com a autoestima elevada graças ao aprendizado.
galleryprojeto abc/gallery