Começou nesta segunda-feira (6) a segunda fase do Projeto Guarda-Mirim, que é o estágio. Ao todo, 33 cadetes vão se revezar até o dia 27 de novembro em postos de prédios públicos, como Câmara de Vereadores, Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), Guarda Municipal e Ronda Maria da Penha, entre outros.
A comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Roberta Panisset, explicou que, nesta fase, os guardas mirins vão atuar na preservação dos prédios públicos, com a supervisão do guarda municipal do posto de serviço. O estágio tem caráter educativo, formativo e cívico e serve para desenvolver valores de responsabilidade, cidadania e ética profissional.
Panisset explicou ainda que o objetivo do programa é promover a inclusão social e o desenvolvimento integral de adolescentes por meio de formação cidadã, atividades educativas e capacitação para o mercado de trabalho. O público-alvo são adolescentes entre 14 e 17 anos, matriculados e frequentando regularmente a escola, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social.
— A juventude representa o futuro de nossa sociedade. Muitos adolescentes enfrentam vulnerabilidades sociais, falta de oportunidades e risco de evasão escolar. O Projeto Guarda Mirim surge como uma alternativa educativa e profissionalizante, promovendo a cidadania, a ética, o respeito e a disciplina, preparando os jovens para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade — explicou.