No início desta semana, uma confusão envolvendo a assessora-chefe da Vigilância Sanitária em Campos, Vera Cardoso de Melo, e a proprietária de uma clínica veterinária, foi registrada. O caso, ocorrido na terça-feira (16), ganhou repercussão nessa quinta-feira (18), quando um vídeo do evento começou a circular em aplicativos de mensagem.
Nas imagens, a equipe da Vigilância Sanitária tenta afixar documentos de interdição na clínica, mas é impedida pela proprietária, que empurra Vera Cardoso e remove os documentos à força. A proprietária acusa os fiscais de implicância pessoal, dificultando a ação da equipe. A ocorrência foi registrada na 134ª Delegacia de Polícia do Centro e será investigada.
Em resposta, a Prefeitura de Campos divulgou uma nota lamentando o ocorrido durante a fiscalização. Vera Cardoso não se pronunciou sobre o caso.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio (CRMV-RJ) também se manifestou. Em nota, o CRMV-RJ destacou que a proprietária do estabelecimento já havia agredido um fiscal do CRMV-RJ em uma ocasião anterior. O presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, condenou a atitude da proprietária, afirmando que tal comportamento viola os direitos da fiscalização sanitária e compromete a saúde pública. O Conselho garantiu suporte jurídico a Vera Cardoso e anunciou que tomará providências administrativas e jurídicas para que os responsáveis sejam punidos.
O CRMV-RJ também entrou em contato com o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, solicitando medidas enérgicas contra o estabelecimento o mais rápido possível.