A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia prorrogou por uma semana o prazo para que professores da rede municipal de ensino participem do cadastro de interesse visando à ampliação de carga horária. Com isso, as inscrições prosseguem até sexta-feira (17).
“Podem participar os professores I – 16 e 20 horas e os professores II – 22 horas e 25 horas. Após o período do cadastro, a secretaria vai publicar a comissão constituída para Estudo Técnico e Operacionalização das etapas referentes ao processo”, afirmou a secretária Tânia Alberto.
Segundo a secretária, a carga horária estendida dá ao professor um ganho salarial direto, porque ele passa a receber mais horas no seu salário-base. “Isso representa um benefício direto e, com isso, todas as gratificações também são impactadas. Em relação aos professores II, a melhor vantagem para o aluno é que ele permanece com o mesmo professor todos os dias da semana, sem precisar trocar por um professor complementador”, analisou.
Para o professor I, segundo Tânia, a vantagem está também na organização dos horários. “Ele passa a ter um número maior de aulas. Em vez de dar 13 aulas semanais, passará a ter 20 aulas e 10 de planejamento. Com isso, é possível atender a um número maior de turmas, na mesma disciplina ou na disciplina diversa que tenha adesão ao seu currículo profissional, permitindo, ainda, que ele possa complementar sua carga horária com o Regime Especial de Trabalho (RET)”.
Para longo prazo, para efeito de carreira, “pensando lá na frente, na aposentadoria, esse será o maior benefício direto: saber que, ao final da jornada, também passará a ter uma aposentadoria com um salário melhor. Isso faz toda a diferença”, comentou a secretária.