A campanha da Semana Saúde na Escola, com a temática “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”, vai ser realizada até 25 de abril. Realizada pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), a campanha tem o objetivo de vacinar 30 milhões de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio menores de 15 anos, de 110 mil escolas. A campanha teve início no último dia 14. Em Campos, o Programa Saúde na Escola (PSE) já realiza esse trabalho desde 2022.
Este ano, o PSE esteve em nove unidades escolares, imunizou 154 pessoas, alunos e profissionais, e administrou 252 doses de vacinas. Ano passado o PSE percorreu 147 unidades escolares, entre escolas e creches, imunizou 5.133 pessoas, entre alunos e funcionários, e administrou 9.140 doses.
Através do projeto “Vacinação Itinerante nas Unidades Escolares”, toda semana, equipes do PSE percorrem as escolas e creches da Rede com as principais vacinas do Calendário Nacional de Imunização tais como: Hepatite b; Pneumocócica; Vip; Penta; Rotavírus; Meningocócica C; Febre amarela; Covid-19; Tríplice viral; Varicela; Hepatite A; DTP; ACWY, Influenza; DT e HPV. Lembrando que Hepatite B é aplicada no hospital ao nascer e a BCH, aplicada até 30 dias de nascido.
Esta semana o programa vai estar na Creche Escola Professora Rita de Cássia Rocha Soares Chardelli e Escola Municipal Mário Barroso. Além disso, o PSE também faz a imunização de profissionais com uma equipe atuando na sede da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).
ESTRATÉGIAS INTEGRADAS
O coordenador do PSE João Paulo de Oliveira destacou que a Semana Saúde na Escola, com foco especial na vacinação em ambiente escolar, reforça a importância de estratégias integradas para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. Ele ressaltou ainda que essa iniciativa fortalece ações educativas voltadas à prevenção de doenças, promoção da saúde e estímulo à conscientização de toda a comunidade escolar, sempre respeitando as realidades regionais e a diversidade cultural do nosso país.
Para o coordenador, a vacinação é uma das medidas mais eficazes para a prevenção de doenças imunopreveníveis, protegendo não apenas o indivíduo vacinado, mas toda a comunidade, por meio da chamada imunidade coletiva. Garantir o acesso às vacinas é assegurar o direito à saúde, à vida e à proteção integral de crianças e adolescentes.
“Nesse contexto, o PSE desempenha um papel fundamental ao promover a articulação entre as redes de saúde e educação, possibilitando que ações como a vacinação ocorram de forma coordenada, segura e acessível no espaço escolar. Nós, do PSE Campos, em parceria com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação de Imunização, temos desenvolvido desde 2022 o Projeto Vacinação Itinerante nas Escolas e Creches, como uma estratégia eficaz para ampliar a cobertura vacinal no município. Essa iniciativa leva os serviços de imunização até os ambientes escolares, facilitando o acesso das famílias às vacinas e reforçando o compromisso com a saúde pública e a proteção das nossas crianças e adolescentes”, acrescentou João.
RESPONSABILIDADE COLETIVA
Já a coordenadora da Educação Infantil, Sirlei Artilles de Abreu Ávila, disse que a vacinação não é apenas uma questão de saúde individual, mas uma responsabilidade coletiva. Ela acrescentou que cada criança vacinada é um passo em direção a um ambiente escolar mais seguro e saudável.
“Nossa Rede tem se empenhado em integrar saúde e educação, promovendo ações que garantem não apenas a aprendizagem, mas também a proteção dos nossos alunos. A vacinação é uma parte essencial desse trabalho, pois sabemos que crianças saudáveis aprendem melhor e estão mais aptas a desenvolver seu potencial. Quero enfatizar a importância dessa campanha e encorajar todos os pais e responsáveis a trazerem seus filhos para se vacinarem. A vacina é um ato de amor e cuidado, não apenas para com nossas crianças, mas também para com toda a comunidade escolar. Ao nos vacinarmos, estamos protegendo uns aos outros e contribuindo para um futuro mais saudável. Fica aqui o meu agradecimento a todos os educadores e profissionais de saúde que estão envolvidos nesse esforço. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de nossas crianças”, concluiu Sirlei.