No próximo dia 16, as Escolas Municipais Maria Joaquina, na Praça da Fé (Travessão de Barra), e Salvino da Silva Arruda, na localidade de Bom Lugar, receberão o Programa Saúde na Escola (PSE). Cerca de 176 alunos das unidades participarão de atividades que terão como objetivo principal promover a saúde integral dos alunos da rede municipal de ensino.
Equipes do programa farão avaliações, palestras, campanhas de vacinação, exames básicos e orientações. A estratégia é uma forma de professores e profissionais de saúde trabalharem juntos para integrar os aspectos de saúde ao conteúdo escolar. Em todo o município, o PSE atua nas 41 escolas da rede municipal, atendendo cerca de 7.363 alunos.
De acordo com a coordenadora do PSE e da Educação Permanente de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Roberta Corrêa, o programa faz diferença na vida não só dos alunos, mas também das famílias. “O PSE contribui para formar alunos mais saudáveis, concentrados e preparados para a vida, unindo educação, saúde e qualidade de vida”, pontuou.
Saúde integral – O PSE atua junto às escolas, alunos, família e comunidade. Os principais objetivos são: promover a saúde integral e hábitos de vida saudável, prevenir doenças e problemas de visão, audição e saúde bucal, incentivar uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas, trabalhar temas como a saúde mental, prevenção ao uso de álcool e drogas, violência, sexualidade e cidadania, apoiar o aprendizado, fortalecer a autoestima e os vínculos, integrar escola, família e comunidade, além de garantir acompanhamento da saúde dos estudantes, facilitando o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).