A tão sonhada vaga de trabalho foi o que motivou centenas de pessoas a participarem da 1ª Feira Qualifica São Francisco, que aconteceu nesta quinta-feira (02) na Praça dos Três Poderes, em frente à sede da Prefeitura. Sete empresas dos setores offshore, de hotelaria e da área portuária, entre outros, ofertaram mais de 500 vagas de trabalho. O evento foi uma realização da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano e da Sala do Trabalhador e Empreendedor.
Uma dessas pessoas na feira foi o padeiro Rene Viana Ribeiro, de 32 anos, morador em São Francisco. Ele contou que atualmente trabalha como motorista de aplicativo e aproveitou o evento para buscar uma recolocação no mercado de trabalho. “Tenho curso técnico de panificação e confeitaria. O meu objetivo é trabalhar embarcado como padeiro e futuramente oferecer cursos de panificação para os moradores de São Francisco”, disse Rene, destacando o nível de excelência do evento.
Rene se candidatou a uma vaga disponibilizada pela LC Administração de Restaurantes, do Grupo GPS, maior contratante do setor offshore no município. De acordo com Amanda de Jesus, representante do Departamento de Recursos Humanos da LC, a empresa foi à feira com mais de 150 vagas abertas para contratação imediata. “O nosso objetivo é conseguir candidatos para preencher todas as vagas até o final de outubro. Acredito que hoje vamos conseguir fechar 80% dessas vagas”.
Iniciativa incrível – Outra empresa presente no evento foi o Porto Central, um complexo industrial e portuário localizado na cidade de Presidente Kennedy (ES). De acordo com a coordenadora de Programas Socioeconômicos do Porto, Laudirléia Silva dos Reis, a empresa está com mais de 1.300 vagas abertas. “Em meados de 2026, teremos um pico de obras e vamos precisar contratar de pedreiro até engenheiros especializados. Esse número de vagas vai gerar não só empregos diretos, mas também indiretos, principalmente nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro”, informou.
A coordenadora ainda ressaltou a importância da feira. “Acho uma iniciativa incrível da Prefeitura realizar uma feira como essa, que com certeza terá impacto direto na empregabilidade, geração de renda e desenvolvimento do município. É uma grande oportunidade, pois o evento conseguiu unir as empresas que estão ofertando as vagas de emprego, as escolas para os cursos de qualificação e as pessoas que querem trabalhar. A feira já é um sucesso, e espero que seja a primeira de muitas”.