Iniciar um negócio com planejamento, conhecer o potencial do cliente e ter conhecimento para enfrentar as dificuldades na área empresarial. Essas foram algumas das dicas que o coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche, deu aos participantes da 1ª Feira Qualifica São Francisco. O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira (2) no pátio da Prefeitura, reunindo empresas e universidades, para qualificação profissional e oportunidades de emprego.
— Hoje um dos maiores desafios de quem deseja começar um empreendimento é não ter um planejamento, saber seu público-alvo e conhecer as potencialidades desse negócio. O Sebrae oferece cursos gratuitos, oficinas e uma infinidade de capacitações que podem ser realizadas presencialmente ou de forma remota — explicou Reche.
Desempregado há três dias, Thiago de Oliveira Marques aproveitou a feira para entregar currículos e buscar conhecimentos. “Eu trabalhava com movimentação de cargas e achei muito interessante essa feira. Já entreguei o currículo e parei para assistir a essa palestra do Sebrae. Gostei muito e estou interessado em iniciar um curso para ampliar minhas chances”, disse Thiago.
O Sebrae-RJ é um dos principais parceiros da feira e oferece mais de 100 cursos gratuitos em níveis básicos e avançados para capacitação, aperfeiçoamento e qualificação. A parceria com o município abrange, ainda, a oferta de oficinas gratuitas sobre empreendedorismo para a comunidade. Já foram realizadas palestras sobre “Atendimento ao Cliente”, “Entendendo Custos, Despesas” e “Preços de Venda”, entre outros.