Maquiagem e cabelo impecáveis, bota e calça de couro, camisa de botão e muito brilho. Quem lê essa descrição pensa logo em uma mulher se arrumando para sair e se divertir. Mas, o que ninguém imagina é que toda essa preparação é para entrar em uma arena com cavalos bravos e trabalhar. Essa é a rotina e a profissão da madrinheira Karina Rabelo, que há 23 anos trabalha em rodeios em todo Brasil.
A função de madrinheira é essencial nas festas de peão. As profissionais são responsáveis por guiar e cuidar dos cavalos, além de resgatar os competidores com segurança.
Karina conta que a paixão pela profissão nasceu através do pai, que trabalhava como domador de animais. Mais tarde, em um rodeio, ela conheceu a madrinheira Sandra Fradi e se encantou pela profissão.”Ela estava linda, em um cavalo branco e ali eu soube que queria fazer disso a minha profissão. Minha casa é a estrada e minha missão é resgatar os peões com segurança”, contou.
E, para resgatar os peões, Karina encosta o cavalo do lado do peão e o coloca no chão. Depois disso, conduz a montaria do competidor de volta para o retorno nos fundos dos bretes. E tudo isso é feito nos 8 segundos da competição.
— A adrenalina desse momento é algo inexplicável. Já levei coice, quebrei o pé, mas nada disso me afastou da arena. Esse é o lugar onde me sinto mais feliz e não pretendo parar — explicou Karina.
Com apenas 15 madrinheiras em todo país, Karina diz que estar em um universo masculino não a desanimou. “Nunca sofri nenhum tipo de preconceito. Pelo contrário, os peões se sentem seguros quando me vêem e isso não tem preço”, finalizou a madrinheira.
A 40ª ExpoAgro é uma realização da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Estado de Turismo; Governo do Estado do Rio de Janeiro; Pesagro-Rio; Emater-Rio; e Sicoob.