A Receita Federal apreendeu na noite de domingo (8), 65 cápsulas de cocaína com um passageiro brasileiro que tentava embarcar em voo para Paris, na França, no Aeroporto do Galeão/RJ. Dois dias depois, na terça-feira (10), também no Galeão, a Receita Federal apreendeu 127 cápsulas da mesma droga com uma passageira brasileira que tinha o mesmo destino.
Os alvos foram apontados após análise de gerenciamento de risco feita pela equipe da Receita Federal. O homem, de 20 anos natural da Bahia, e a mulher, de 19 natural de São Paulo, passaram por revista física. O homem informou que engoliu cápsulas com o entorpecente, já a mulher afirmou não ter conseguido engolir o material.
Com o homem, as 65 cápsulas estavam presas ao corpo, em uma cueca com enchimento traseiro que o jovem vestia. Ele disse que foi compelido a participar da ação para pagar uma dívida com traficantes e precisou ser encaminhado ao hospital para receber atendimento médico em virtude das cápsulas engolidas (a quantidade ainda não foi divulgada). Já a mulher tinha as 127 cápsulas de cocaína acondicionadas na calcinha e no sutiã.
Os dois passageiros e todo o material foram encaminhados para a Polícia Federal, que atuou em conjunto com a Receita Federal na apreensão de domingo, para realização dos trâmites judiciários de sua competência. Ambos responderão por tráfico internacional de drogas, cuja pena pode chegar a 15 anos de reclusão.
A atuação da Receita Federal na fiscalização sobre o comércio exterior e na repressão ao tráfico de drogas garante a defesa dos interesses nacionais e protege a sociedade em relação à saúde e segurança públicas.