O levantamento dos crimes violentos nos municípios da Região Norte Fluminense sob a área de atuação do 8º Batalhão de Polícia Militar aponta comportamentos distintos entre as cidades ao longo de 2025. Os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), revelam redução nos homicídios em Campos dos Goytacazes, tanto na área central quanto em Guarus, enquanto municípios vizinhos apresentaram aumento da letalidade.
Na região central de Campos, área atendida pela 134ª Delegacia de Polícia, foram contabilizados 23 homicídios dolosos em 2025, número bem inferior aos 38 registrados em 2024. O mês mais violento foi abril, com seis ocorrências, enquanto outubro e novembro não tiveram nenhum registro desse tipo de crime.
Já em Guarus, apesar do cenário marcado por confrontos constantes entre facções criminosas na disputa por pontos de tráfico, houve queda nos índices. A 146ª DP registrou 79 homicídios em 2025, contra 86 no ano anterior. Agosto concentrou o maior número de casos, com 17 mortes, enquanto abril, maio e setembro foram os meses menos violentos, com três registros cada. As investigações apontam que a maioria dos crimes está diretamente relacionada às disputas territoriais entre grupos criminosos.
Em contrapartida, São Francisco de Itabapoana apresentou crescimento nos números. A 147ª DP contabilizou 37 homicídios em 2025, superando os 33 de 2024. Maio foi o mês mais crítico, com cinco ocorrências, enquanto julho, agosto e outubro tiveram dois registros cada.
São João da Barra também registrou aumento. Em 2025, a 145ª DP computou 12 homicídios, frente aos sete do ano anterior. Janeiro foi o período mais violento, com quatro assassinatos. Nos meses de março, maio, setembro, outubro, novembro e dezembro, não houve registros de homicídios.
Considerado o município mais tranquilo da área do 8º BPM, São Fidélis também apresentou alta, ainda que em números absolutos baixos. A 141ª DP registrou quatro homicídios em 2025, o dobro dos dois casos contabilizados em 2024. As ocorrências do ano passado se concentraram nos meses de maio e agosto.


