A secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues, reuniu-se nesta terça-feira (24) com a coordenação do programa Geração de Trabalho e Renda (GTR), Sala do Trabalhador e Empreendedor, Sebrae, empresa Microlins e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para tratar sobre novas parcerias com o município. A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH). A integração entre capacitação técnica e preparação para o mercado de trabalho é o diferencial da grade de 2025.
Segundo Claudineia, está sendo estruturada a grade complementar de cursos do GTR, com conteúdos voltados para formar empreendedores e também aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho com carteira assinada (CLT).
– Nossa missão é garantir que todos compreendam bem os dois caminhos e estejam preparados para fazer suas escolhas com segurança. É uma união de forças com um só objetivo: preparar nossos alunos para o futuro – disse Claudineia, enfatizando que a secretaria continuará oferecendo suporte após a formação, acompanhando os alunos mesmo depois dos cursos.
A secretária esclareceu que foi alinhado com o CIEE a busca da primeira oportunidade de trabalho para jovens do município e para alunos que concluirão o curso do GTR no fim do ano. “É sobre compromisso com a juventude e com a qualificação profissional”, completou.
Cronograma de Cursos GTR 2025 – Conteúdos de parceiros
Temas ministrados pelo Sebrae:
Produção de Vídeos para Redes Sociais; atendimento ao cliente; Instagram para negócios; finanças e precificação.
Temas ministrados pelos parceiros Microlins e Uniasselvi, voltados para posicionamento no mercado de trabalho:
Organização comprometida com o fortalecimento das competências profissionais dos alunos, atuando com os seguintes conteúdos:
Uso de inteligência artificial no mercado de trabalho; mentoria de carreira; elaboração de currículo profissional otimizado (com foco em ATS); postura profissional e comportamento no ambiente de trabalho.
CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola):
Apoio na identificação e encaminhamento de oportunidades de estágio e jovem aprendiz; intermediação com empresas parceiras que buscam talentos iniciantes; auxílio no cadastro de alunos no banco de vagas CIEE. Todos os conteúdos adicionais serão alinhados aos cursos profissionalizantes para ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho.