
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana promoveu, nesta quinta-feira (30), uma reunião sobre a implantação do Projeto de Georreferenciamento no município. O objetivo é realizar um diagnóstico completo de São Francisco através de um sistema que vai gerar dados e informações sobre o ordenamento municipal, levantamento de área urbana e rural, quantidade e tipos de imóveis, endereçamento, pavimentação, entre outros. A previsão é de que dentro de oito meses o sistema esteja funcionando.
O projeto, criado pelo professor Éder Marques, do Departamento de Engenharia Civil da UFV, é uma parceria da Prefeitura com o Grupo de Pesquisa de Engenharia de Gestão e Planejamento Territorial da Universidade Federal de Viçosa (Gente-UFV), em Minas Gerais. Durante a reunião, o professor e sua equipe de técnicos explicaram como o sistema será implantado, as etapas de implantação, a funcionalidade do sistema e os objetivos a serem alcançados.
O cronograma do plano de trabalho para implantação do projeto compreende algumas etapas como: aerolevantamento do município com utilização de drones; mapeamento panorâmico terrestre; instalação dos pontos de referência, sendo o ponto zero a Prefeitura; modelos do banco de dados e sistema com as informações; mapeamento urbano básico; cadastramento e recadastramento; revisão da Planta Genérica de Valores; e sistema de informações geográficas com treinamento, entre outros.
— A gestão territorial permite a tomada de decisões acertadas por parte do poder público municipal, apontando quais são as prioridades do município e da população, como obras, saneamento básico, saúde e outros — explicou Éder, ressaltando ainda que a previsão é que o sistema de georreferenciamento esteja totalmente implantado em oito meses.
Ordenamento – A prefeita Yara Cinthia esteve na reunião e falou sobre a importância do sistema. “Esse projeto é de extrema importância para o município, pois nos permitirá executar os trabalhos da melhor maneira possível. A partir de agora teremos uma ideia melhor do que o município realmente precisa e quais medidas devemos adotar para alavancar o crescimento de maneira correta e ordenada”, destacou a prefeita.
Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Jairo Batista; o procurador-geral do Município, Janderson Miranda; o secretário municipal de Fazenda, Júlio Marcos Nicolau; a diretora do Departamento de IPTU/Arrecadação, Francilea Azeredo; o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Guilherme Moraes; e servidores da Procuradoria Geral e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


 
                                    

