Através de uma parceria com o projeto Plano Municipal de Saneamento Básico (Plansanear), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vai participar do 1º Evento Setorial do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Três reuniões técnicas serão realizadas no município para debater ações e conteúdos relacionados ao tema. A participação da população será fundamental para discutir o tema, apontar os problemas e apresentar sugestões.
A primeira reunião acontece nesta segunda-feira (06), às 8h30, na Câmara Municipal, com a presença de técnicos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Secretaria de Meio Ambiente. O segundo encontro acontece às 17h, na Escola Municipal Décio Machado, na localidade de Barra do Itabapoana, também na segunda-feira. Na terça-feira (07), a reunião será realizada na Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, em Praça de João Pessoa, a partir das 8h30.
Os três encontros são a primeira etapa para a elaboração do Plano, que visa a obter um diagnóstico sobre a atual situação dos serviços de saneamento e seus impactos na condição de vida da população. Os temas discutidos serão: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos, drenagem e manejo das águas pluviais.
De acordo com a organização do evento, a participação dos moradores é essencial para o sucesso de todo o processo de elaboração do PMSB, garantindo transparência e maior eficiência na construção e implementação das propostas.
Qualidade de vida – De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, o debate é de extrema importância para garantir a qualidade de vida da população. “Nosso município dá um passo fundamental rumo ao futuro com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Esse plano é muito mais que um documento técnico; ele é um verdadeiro guia estratégico que vai orientar todas as ações e investimentos nas quatro áreas essenciais do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos”, destacou Luciana, ressaltando que, com esse planejamento, o município poderá acessar recursos do governo federal, melhorar os serviços básicos e proporcionar mais saúde, qualidade de vida e dignidade à população.