O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) está convocando cerca de 6 mil pensionistas do Estado, que fazem aniversário em setembro, para participarem do Recenseamento Obrigatório 2023/2024. O procedimento é presencial e deve ser realizado em uma das agências ou postos da autarquia no Rio de Janeiro ao longo de todo o mês de setembro. Para participar, é necessário agendamento prévio.
A marcação do recenseamento pode ser feita pelo site da autarquia ou por telefone, através dos números 0800 285 8191 (para chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (para chamadas de fixo ou celular). Após o agendamento, o beneficiário deve comparecer na data, horário e local definidos, munido de documentos como identidade (RG), CPF, comprovante de residência e título de eleitor.
Os pensionistas que não comparecerem ao recenseamento poderão ter seus pagamentos suspensos. A regularização cadastral é necessária para restabelecer o benefício. A lista dos pensionistas não recenseados será divulgada periodicamente no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e no site do Rioprevidência, e a suspensão dos pagamentos ocorrerá nas folhas subsequentes à publicação da lista nominal.
Todos os meses
Iniciado em novembro de 2023, o recenseamento obrigatório para pensionistas se estenderá ao longo de 2024, sempre ocorrendo no mês de aniversário do segurado. O objetivo é garantir a atualização cadastral dos pensionistas e permitir a auditoria periódica e obrigatória da folha de pagamentos.
No caso dos pensionistas militares, o censo é obrigatório apenas para aqueles que estão associados ao Rioprevidência, ou seja, cujos instituidores da pensão faleceram até 31 de dezembro de 2021.
Recenseamento não é virtual
Para evitar fraudes, a autarquia alerta que o recenseamento não é realizado por meio de aplicativos, e-mails, chamadas de vídeo, mensagens de texto ou ligações telefônicas. Os pensionistas devem estar atentos e seguir apenas os canais oficiais de comunicação para agendamento e realização do censo.
Os pensionistas que estejam impossibilitados de locomoção ou que residam fora do Rio de Janeiro devem consultar as regras específicas no site do Rioprevidência.