A Sala do Trabalhador e Empreendedor, em São Francisco de Itabapoana, encerrou o ciclo de palestras em parceria com o Sebrae e empresa privada. As atividades começaram no dia 22 de julho, com parte da equipe do departamento, numa ação em Brasília, com o tema “Transformar Juntos” e prosseguiu até o dia 24.
No mesmo dia, uma caravana formada por representantes de São Francisco e Campos dos Goytacazes participou do Sebrae Rio Summit 2025, no ExpoRio – Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Já no dia 28, encerrando as atividades em parceria com o Sebrae, a Sala do Trabalhador e Empreendedor promoveu um ciclo de palestras sobre empreendedorismo voltado aos alunos do curso de formação profissional do Programa de Geração de Trabalho e Renda (GTR). As atividades aconteceram na sala do GTR, na sede da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano.
Na quinta-feira (28), o responsável pelo Balcão de Empregos, Leonardo da Silva Oliveira, a atendente Gabriella Almeida e alunos do (GTR) das turmas de segunda-feira, participaram do encerramento da semana de realizações de eventos do Sebrae. A analista do Sebrae Jéssica Rangel e a representante de uma franqueada de cursos profissionalizantes em São Francisco de Itabapoana, Fernanda Toledo participaram da programação como mediadoras.
Jéssica Rangel conduziu duas oficinas práticas sobre ferramentas digitais voltadas ao empreendedorismo, “WhatsApp para Negócios e “Instagram para Negócios”, com foco em estratégias de posicionamento, conteúdo e atração de público.
Nos turnos manhã e tarde, aconteceu a palestra “Marca Pessoal – Como Virar o Seu Próprio Outdoor”, mediada por Fernanda Toledo. Os grupos do GTR participaram de encontros temáticos com foco em empreendedorismo digital e marca pessoal — conhecimentos fundamentais para a inserção no mercado de trabalho e criação de oportunidades autônomas.
A coordenadora da Sala do Trabalhador e Empreendedor, Rebeca Guimarães, destacou que a palestra teve como objetivo despertar nos alunos a consciência de que cada indivíduo carrega consigo uma identidade única que pode (e deve) ser comunicada de forma estratégica no ambiente profissional e social. “Foram abordados temas como imagem profissional, presença digital, linguagem corporal e construção de autoridade, motivando os participantes a se posicionarem de forma autêntica e confiante diante do mercado”, informou.