Minimizar os riscos de acidentes e afogamentos, proporcionando mais segurança para os banhistas, é o objetivo de São João da Barra que está atuando no verão 2023 com 60 salva-vidas divididos em 30 postos do Pontal de Atafona até a praia do Açu. Foram 22 salvamentos do dia 29 de dezembro de 2022 até o último fim de semana.
O serviço de salvamento aquático é feito em apoio ao Corpo de Bombeiros, que desde o início do verão já efetuou 34 salvamentos e localizou 13 crianças perdidas. A atuação é feita nas passarelas de acessibilidade dos postos 4, 3 e 2, contando com oito salva-vidas, sendo que dois ficam de prontidão com moto aquática, caso seja necessário utilizar.
A Defesa Civil alerta aos banhistas a ficarem próximos aos locais onde é oferecido o serviço de salvamento marítimo e solicitar orientações sobre o melhor local para se banhar, evitando as valas. Outras dicas importantes são: utilizar nas crianças pulseiras de identificação com o contato telefônico do responsável, evitar excesso de bebida alcoólica (principalmente na hora do banho de mar) e não ficar exposto ao sol por muito tempo.
O coordenador da Defesa Civil de São João da Barra, Marco Antônio Ribeiro, informou que neste período de verão os guarda-vidas estão todos os dias nas praias, das 9h às 17h. Ele reforça, ainda, que a utilização das cadeiras anfíbias, para levar os cadeirantes ao mar, é de segunda a sexta nos postos 1 e 2, e aos sábados e domingos, em todas as passarelas de acessibilidade.
— Para evitar o transtorno às famílias que vêm passar o verão nas praias sanjoaneses, os pais e responsáveis devem ficar cuidadosos com as crianças, adolescentes e jovens. A maior incidência nos casos de afogamentos, desde o início do verão, tem sido com pessoas de 7 a 22 anos — enfatizou Marco Antônio, ressaltando que os pontos em que foram registrados, pela sua equipe, mais afogamentos foram na Lagoa de Grussaí, Pontal de Atafona e no ponto das pedras, na praia do Açu.
Fonte: Secom