Campos iniciou, nesta segunda-feira (10), o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O momento, que representa um grande avanço no atendimento de urgência e emergência para a Região Norte Fluminense, foi marcado por um ato simbólico de apresentação das ambulâncias na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, com a presença do vice-prefeito Frederico Paes; do secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano; e do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges.
Na ocasião, foi anunciada a aprovação, pelo Ministério da Saúde, do projeto de construção da Central de Regulação do SAMU, cujo local escolhido fica ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no subdistrito de Guarus. De acordo com as autoridades, o projeto de implantação do SAMU, uma parceria entre o Estado e municípios, existe desde 2015. Entretanto, o atendimento às urgências e emergências no âmbito municipal era realizado através do Programa Emergência em Casa, criado em 2009.
Para a operacionalização do serviço, a Central de Regulação do SAMU está funcionando provisoriamente na rua Baltazar Carneiro, nº 200, no parque Conselheiro Thomaz Coelho. Das nove ambulâncias, quatro são de suporte avançado e as demais de suporte básico. O SAMU pode ser acionado pela população através do 192 e vai atender as urgências brancas. Já as urgências vermelhas, que são traumas e acidentes em ruas e avenidas, o socorro permanece a cargo do Corpo de Bombeiros Militar.