
São Francisco de Itabapoana se destacou entre sete municípios do Norte Fluminense e conquistou o 1º lugar na categoria de recomposição da aprendizagem do Prêmio Magda Soares, nesta segunda-feira (6), durante um evento realizado em Campos dos Goytacazes. O projeto “Escrevendo Nossa História: Jornada de Leitura e Escrita do 5º Ano”, da professora Edilane Cardoso, da E. M. Herval Luiz, foi o grande campeão.
O prêmio é uma iniciativa prevista no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), em regime de colaboração entre os governos federal, estadual e municipal. Para a subsecretária municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Kíssila Sobrinho, essa conquista representa o compromisso, o empenho e o amor de todos que fazem parte da rede municipal de ensino — professores, gestores, alunos e famílias — que acreditam na força transformadora da educação.
— É uma alegria imensa ver o trabalho coletivo florescer e ganhar reconhecimento. Cada página escrita, cada leitura compartilhada, cada passo dado nessa jornada reflete o cuidado e a dedicação de uma equipe que acredita que toda criança pode aprender e escrever sua própria história de sucesso. Que essa vitória inspire ainda mais ações que fortaleçam a alfabetização e a aprendizagem das nossas crianças — disse Kíssila.
A articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Lílian Ricardo Gomes, falou sobre a alegria em celebrar o primeiro lugar conquistado pela professora Edilane. Ela ressaltou que a vitória representa mais que um prêmio, é o reflexo do amor, da dedicação e do compromisso com a educação que transformam vidas todos os dias.
— Ela representa cada educador que acredita no poder da alfabetização e no direito de toda criança aprender. Seguimos firmes, com o coração cheio de orgulho e esperança, construindo juntos uma educação pública de qualidade, inspirada por exemplos como o dela — concluiu Lílian.
Magda Becker Soares foi uma educadora, linguista, pesquisadora e professora universitária brasileira. Referência em alfabetização no Brasil e comendadora da Ordem Nacional do Mérito Educativo, Magda foi professora emérita aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


