
Nesta quarta-feira (19), a prefeita Yara Cinthia e secretários de diversas pastas se reuniram, na sede da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, com técnicos e coordenadores do Sebrae-RJ para discutir a adesão do município ao Programa Cidades Empreendedoras. O programa abrange diversos eixos de atuação para promover o desenvolvimento local. A próxima reunião acontecerá no dia 17 de dezembro, na Câmara Municipal.
O programa tem focos como melhoria do ambiente de negócios, fomento ao empreendedorismo, promoção da competitividade empresarial, acesso a crédito e atração de investimentos. A estruturação do programa se dará através de um Comitê Gestor Local, formado por representantes do Gabinete da Prefeita e de secretarias municipais, que, juntos, irão buscar dados e informações, implementar estudos e apontar soluções para elaborar estratégias específicas de desenvolvimento para o município.
O programa será implantado em quatro etapas, com duração aproximada de dois anos. A primeira fase será fazer um diagnóstico das necessidades do município e implementar um conjunto de soluções em eixos temáticos como: gestão de políticas públicas, lideranças locais, simplificação, Sala do Empreendedor, inovação, inclusão socioprodutiva, capacitação de mão-de-obra e outros.
— Estamos trabalhando para que o nosso município possa se fortalecer e crescer buscando valorizar sempre o que temos de melhor: a nossa vocação agrícola e a força da nossa população. A vontade de ver o nosso município crescer é muito grande, e vamos trabalhar juntos para isso — destacou a prefeita Yara Cinthia.
Além da prefeita e de técnicos e coordenadores do Sebrae, também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Jairo Batista; o procurador-geral do Município, Janderson Miranda; o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto; a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues; o secretário de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra; o secretário de Fazenda, Júlio Marcos Nicolau; o controlador do Município, Fabiano Rangel; e o secretário de Desenvolvimento e Planejamento, Carlos Fabiano Almeida Sá.
Fortalecimento – De acordo com o coordenador regional do Sebrae Norte Fluminense, Guilherme Reche, a melhoria do ambiente de negócios desperta o interesse e a necessidade de adequação dos próprios empreendedores e comerciantes locais, o que é fundamental para o desenvolvimento do município.
— O programa é um projeto robusto e completo, onde iremos trabalhar simultaneamente com todas as secretarias de governo. O nosso foco é ser um grande parceiro em tornar a gestão pública cada vez mais eficiente para promover um ambiente de negócios fortalecido, gerando prosperidade e desenvolvimento para o município — destacou Guilherme.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico dos municípios brasileiros por meio do fomento ao empreendedorismo e a integração da gestão pública e pequenos negócios. Através do programa, o Sebrae também promove o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora para reconhecer e premiar as boas práticas e iniciativas de sucesso implementadas pelas prefeituras participantes.




