Em breve, a população de São Francisco de Itabapoana contará com um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, uma importante conquista para facilitar o acesso a serviços essenciais no próprio município. A implantação foi discutida na manhã desta segunda-feira (12), durante uma reunião na sede da prefeitura entre a prefeita Yara Cinthia, o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, e o analista e chefe de atendimento ao contribuinte da Inspetoria da Receita Federal de Campos, Frederico Medici.
Para a prefeita Yara, a instalação do PAV representa um avanço significativo na aproximação entre os cidadãos e os órgãos públicos.
— Estamos trabalhando para trazer mais comodidade e dignidade ao nosso povo. A criação deste polo vai evitar que os moradores tenham que se deslocar até Campos para resolver questões ligadas à Receita Federal. Queremos facilitar o acesso aos serviços e aproximar, cada vez mais, os órgãos públicos da nossa população — destacou.
O secretário Fagner Azeredo informou que a próxima etapa será a análise da Procuradoria do Município, responsável por emitir o parecer jurídico que permitirá a assinatura oficial do termo de implantação.
— Com essa parceria, vamos oferecer mais agilidade e praticidade no atendimento. A instalação do PAV vai beneficiar diretamente os cidadãos, que poderão resolver suas pendências aqui mesmo, economizando tempo e dinheiro — afirmou.
De acordo com Frederico, a implantação consiste em um espaço estruturado pelo município parceiro para prestação de serviços da Receita Federal aos moradores.
— Através da assinatura desse acordo de cooperação, os municípios parceiros oferecem acesso a vários serviços da Receita Federal, seja auxiliando no atendimento direto, através do site da RFB, seja recebendo a demanda do contribuinte e encaminhando -a no formato digital, para uma Equipe de Retaguarda da Receita Federal para análise e operacionalização. O resultado da análise destes serviços retorna a esses mesmos servidores também no formato digital, para que deem ciência ao cidadão — esclareceu Frederico.
O ponto de atendimento será instalado na Sala do Trabalhador e promete ser um grande aliado no desenvolvimento e modernização dos serviços públicos em São Francisco de Itabapoana. Também participou da reunião o procurador-geral do município Janderson Miranda.