
Abrindo a série especial da retrospectiva do esporte em São Francisco de Itabapoana, a reportagem destaca atletas do município que, ao longo de 2025, se sobressaíram em competições realizadas em diferentes regiões do país. Com talento, dedicação e disciplina, eles conquistaram importantes resultados e levaram o nome de São Francisco aos pódios, consolidando o município como referência esportiva.

Entre os nomes que mais se destacaram está o ciclista Wesley Carrielo, prata da casa e exemplo de perseverança no esporte. Integrante da equipe Team Master, Wesley participou de diversas competições ao longo do ano e acumulou resultados expressivos.
“Comecei o ano muito bem, disputando a Copa Hans Fischer, em Santa Catarina, e o Tour Bahia, na Bahia, onde fui campeão nas duas provas, na categoria máster B1. Também participei do Troféu Mario Caruso, em Juiz de Fora, onde conquistei o segundo lugar. Foi um ano muito bom”, avaliou o atleta.
Wesley ressaltou a importância do apoio da Prefeitura para o desenvolvimento do esporte no município. “O apoio é fundamental para que possamos representar São Francisco. Falo por mim e por outros atletas do ciclismo. Esse incentivo motiva e possibilita competir em outros estados. A expectativa é ampliar o número de ciclistas representando a cidade pelo Brasil”, destacou o atleta, que compete desde 2019.
Além das conquistas nas pistas, Wesley também contribuiu para o fortalecimento do esporte local como um dos organizadores do 1º Tour São Francisco de Itabapoana, ao lado de Junior Bailão, evento que reuniu atletas de diversas partes do país.

Outro destaque do ciclismo foi o jovem Emanuel Felipe, de apenas 13 anos, morador de Gargaú. Integrante da equipe UCRJ, Emanuel conquistou o terceiro lugar na prova de estrada do Campeonato Brasileiro de Ciclismo, realizado em Araucária (PR), e sagrou-se campeão do 1º Tour São Francisco de Itabapoana, na categoria Infantojuvenil. A competição, foi realizada em novembro, reuniu mais de 250 atletas de todo o Brasil.
Atualmente ele ocupa a terceira colocação no ranking nacional da categoria.
“Fiquei muito feliz com meus resultados neste ano. Evoluí bastante, e isso mostra que vale a pena treinar com dedicação todos os dias”, afirmou o atleta, que já projeta 2026 com a meta de conquistar novos títulos, incluindo o primeiro lugar no ranking nacional.

Além deles, outros atletas do município também se destacaram em competições dentro e fora de São Francisco de Itabapoana, como Izabela Paes, Mirella Pereira, Fagner Batista, Vinícius Mendes, Claumir Mota e Emanuel Costa, reforçando a força do esporte local em eventos como o 1º Tour São Francisco.
Mas o destaque do esporte em 2025 não ficou restrito ao ciclismo. No jiu-jitsu, o atleta Felipe Lima Gomes Jorge, de 16 anos, conhecido como Felipe Pitbull, viveu um ano de grandes conquistas em competições pelo país.

Com o primeiro lugar na 8ª Copa Jiu-Jitsu Sicoob Credirocha, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). No MMA, representando a Federação Desportiva do Rio de Janeiro, ele está na liderança do ranking da categoria até 77 kg, na faixa etária de 16 a 17 anos. Ao longo da temporada, acumulou 27 medalhas, sendo 18 de ouro, além de dois cinturões no jiu-jitsu, um no muay thai e quatro medalhas no MMA.

No futevôlei, a dupla formada por Felipe Dib Paes da Silva e Gabriel Marinato também levaram o nome de São Francisco ao topo. Os atletas conquistaram o título do Orla Beach Cup, na categoria Open, realizado em Vila Velha (ES).

Os resultados alcançados ao longo de 2025 refletem o incentivo ao esporte e o apoio oferecido pelo poder público municipal, que tem investido na valorização dos atletas e no fortalecimento das modalidades esportivas. O trabalho desenvolvido permitiu que competidores de diferentes áreas alcançassem reconhecimento em nível estadual e nacional.
Na próxima reportagem da série da retrospectiva do esporte, vamos mostrar como os investimentos em infraestrutura para promoção do esporte fazem a diferença.


