A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), preparou um cronograma especial de vacinação para as semanas do Natal e Ano Novo, com início a partir do final de semana. O objetivo é oportunizar o acesso da população às vacinas de rotina, gripe e covid-19 durante as festividades nessa reta final de 2024.
Nesta segunda-feira (23), a vacinação no Centro Municipal de Imunização e Clínica da Criança será das 8h às 20h. Já nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atendimento será das 8h às 16h.
Na terça-feira (24), em virtude do ponto facultativo, e quarta-feira (25), feriado de Natal, não haverá vacinação. “Então, quem precisa atualizar a caderneta tem que estar atento e se programar para ir a uma de nossas unidades nos dias de funcionamento”, explica o assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro.
Na quinta-feira (26) e sexta-feira (27), a vacinação acontece normalmente no Centro Municipal de Imunização e Clínica da Criança das 8h às 20h. Já nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atendimento será das 8h às 16h.
No sábado (28) e domingo (29), a imunização volta a ser exclusivamente no Centro Municipal de Imunização e na sala de vacinação da Clínica da Criança, com atendimento das 8h às 17h.
Segunda-feira (30) a vacinação no Centro Municipal de Imunização e Clínica da Criança será das 8h às 20h. Já nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atendimento será das 8h às 16h.
Já na terça-feira (31), também ponto facultativo, e quarta-feira (1º), feriado de Ano Novo, não haverá vacinação. O expediente voltará ao normal com imunização em todos os postos a partir do dia 2 de janeiro 2025.
VACINAS DISPONÍVEIS – Entre as vacinas do calendário de rotina disponíveis para pessoas a patir dos 2 meses de visão estão: Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Tríplice Viral (VTV), Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10, Tríplice Bacteriana (DTP), Difteria e Tétano adulto (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, e Difteria, Tétano e Pertussis acelular (dTpa). Elas são aplicadas de acordo com a faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde. Também será aplicada a vacina Influenza, que previne contra a gripe, para pessoas a partir dos 6 meses de vida.
A vacina covid-19 monovalente XBB continua sendo aplicada para crianças de 6 meses a 4 anos, 1 meses e 29 dias, incluindo os imunocomprometidos. Também podem ser vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e os grupos prioritários: pessoas que vivem ou trabalham em Instituições de Longa Permanência (ILP), indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.
Para quem vai se vacinar, é preciso levar documento com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Para quem já recebeu as doses anteriores da covid-19, também deve apresentar o cartão de vacina.