Auxiliares e técnicos de enfermagem das unidades da Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra participaram de uma palestra sobre “Prevenção de IST/Aids e Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico”. A iniciativa foi uma parceria do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) com o Programa Municipal de Controle de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, dentro da programação do “Dezembro Vermelho”.
A palestra, que funcionou como uma capacitação, aconteceu na última semana, no auditório da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra e foi conduzida pela enfermeira Hélia Vargas, coordenadora municipal do Programa IST/Aids, e pela enfermeira do trabalho Jahina Vidal, do SESMT.
O objetivo principal foi preparar os profissionais para medidas preventivas, diagnóstico e procedimentos após acidentes envolvendo exposição a material biológico, especialmente na transmissão do HIV, hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV).
Durante a palestra, foi apresentado o fluxograma de atendimentos em caso de acidentes de trabalho, destacando a importância da comunicação interna de acidente de trabalho. “Este procedimento é essencial para documentar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, mesmo aqueles que não exigem afastamento”, explicou a enfermeira Hélia Vargas.
A iniciativa também visou conscientizar sobre a importância do uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), considerando os riscos presentes no ambiente de trabalho dos profissionais de saúde. Além disso, promoveu a educação contínua sobre a redução e prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes.
“A capacitação reflete o compromisso do município em garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais de saúde, reforçando a importância de práticas seguras no ambiente de trabalho”, finalizou a enfermeira.
Fonte: Ascom SJB