A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, está reforçando a convocação das crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias para receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). O chamamento ocorre em virtude da mudança no esquema vacinal contra o poliovírus. Também devem comparecer aos postos as crianças não vacinadas com a vacina Rotavírus Humano, que teve a faixa etária ampliada.
Para se proteger contra a poliomielite, a criança precisa tomar a dose da VIP aos 2, 4 e 6 meses, que é considerado esquema vacinal primário. Já a dose de reforço deve ser feita aos 15 meses (1 ano e 3 meses). Com a mudança no calendário da poliomielite, todas as crianças de 1 ano e três meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tenham recebido uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), mais conhecida como “Gotinha”, precisam receber uma dose de VIP. Já as crianças de 4 anos que já receberam as duas doses de VOP não precisam ser vacinadas com VIP.
“A convocação é para os papais e as mamães levarem seus filhos e filhas para atualizar a caderneta de vacinas, principalmente agora neste período de férias, mas faço esse chamamento especialmente para duas vacinas: a poliomielite e a rotavírus, que passaram por mudanças no calendário vacinal. Então, não deixem de vacinar as crianças”, reforça o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.
Já a vacina Rotavírus Humano, a primeira dose (D1) deve ser feita para bebês antes de completar 1 ano, ou seja, pode ser administrada entre 1 mês e 15 dias e 11 meses e 29 dias. Já a segunda dose (D2) será dada antes de completar 2 anos, com possibilidade de aplicação entre 3 meses e 15 dias e 23 meses e 29 dias.
“Essa ampliação vai beneficiar muito aquelas crianças que perderam o prazo de fazer a primeira dose da vacina contra o rotavírus, responsável por causar surtos de diarreias graves como temos visto nas praias”, observa Charbell.
As vacinas contra a poliomielite e rotavírus, assim como outros imunizantes do Calendário Nacional de Imunização, podem ser feitas no Centro Municipal de Imunização e Testagem Neonatal e na Clínica da Criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Já nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), a imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. No ato da vacinação é preciso estar portando o documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação.