A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover o Seminário Antidrogas nos dias 3 e 4 de julho, no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (Cemstiac), no Centro. O objetivo é transmitir aos alunos das escolas municipais ensinamentos sobre as consequências do uso de drogas não apenas para os usuários, mas também para suas famílias e a sociedade.
“A programação do primeiro dia acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 17h e será direcionada aos profissionais da rede municipal de ensino, que serão os multiplicadores das informações recebidas para os nossos estudantes. Em breve, as inscrições serão abertas no portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE)”, informou a secretária de Educação, Tânia Alberto.
O seminário contará com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Conselheiro Tutelar, Guarda Municipal, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Polícia Militar, que farão parte de uma mesa redonda, tendo como mediadora a psicóloga da rede municipal de ensino Fernanda Brant Gabry Stellet.
De acordo com a subsecretária de Educação, Rita Abreu, a programação inclui oficina com o tema “Prevenção ao uso de álcool e outras drogas — fatores de risco e de proteção”, ministrada pela assistente social da rede municipal Maria Martha.
“O segundo dia do evento, 4 de julho, será um dia de grande mobilização sobre a temática em todas as unidades escolares que contemplam o Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As unidades deverão realizar ações educativas sobre a nocividade e as consequências do uso de drogas com palestras, aulas ou debates, cartazes e vídeos, orientadas pela Seduct e Secretaria Municipal de Saúde”, explicou Rita.
Ela acrescentou que serão disponibilizados folders informativos de forma on-line e sugestões de atividades pedagógicas pelas Coordenações de Ensino. Também serão realizadas atividades esportivas, artísticas, jogos e brincadeiras voltadas para a temática. “As unidades escolares deverão registrar as atividades e encaminhar para a Subsecretaria de Educação, no e-mail [email protected]”, completou a subsecretária.