Teve início nessa terça-feira (21) o trabalho para execução do projeto de revitalização da Orla de Guarus, na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, ao longo da Avenida Bartolomeu Lisandro. A obra compreende o trecho entre as pontes General Dutra, no bairro Jardim Carioca, e a Saturnino de Brito, no Parque Vicente Dias. Os trabalhos com retroescavadeira foram iniciados com a retirada da antiga pavimentação da calçada que, devido ao desgaste pelo tempo, apresentava rachaduras e afundamentos.
O projeto consta passeios como calçadões, com acessibilidade, ciclovia, moderno sistema de iluminação, sinal de internet com wi fi grátis em toda extensão e sinalização com programação visual integrada ao projeto de paisagismo, que vai proporcionar um novo aspecto urbano à orla. A nova ciclovia e a pista para caminhada também serão harmonizadas com a programação visual que contará com canteiros e equipamentos para contemplação, esporte e lazer.
O projeto foi apresentado no último dia 9 pelo Prefeito Wladimir Garotinho em sua rede social. Ele destacou que o objetivo do projeto é promover melhorias urbanas no trecho, que é bastante movimentado, e ainda anunciou que a revitalização, além da ciclovia, também prevê espaço pet, áreas de lazer e um totem com a frase “Eu amo Guarus”.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro, ressalta detalhes do projeto, como a iluminação especial com postes metálicos ornamentais com luminárias de Led em toda a orla.
“Além disso, na extensão da ciclovia, teremos espaços verdes (canteiros com grama e plantas) para contrastar com a pavimentação em concreto e acabamento com massa cimentícia de oito centímetros da pista da ciclovia. A Orla terá calçadas nas laterais da ciclovia com largura que vai variar entre 60 centímetros e pouco mais de 2 metros. As rampas de acessibilidade na calçada vão ser construídas o mais próximo possível das esquinas. O projeto prevê também construção de golas de árvore (recorte nas calçadas) com mais de dois metros de largura para plantio de árvores de espécies adequadas”, contou Fabrício Ribeiro.