A Secretaria Municipal de Defesa Civil está em alerta para a possibilidade de chuvas intensas nos últimos dias de 2024. Segundo o subsecretário da pasta, major Edison Pessanha, a secretaria vem monitorando a previsão de chuvas a partir da noite desta sexta-feira (27), por meio do Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) da Defesa Civil e de institutos de meteorologia.
“Existe a previsão de que vamos ter um final de ano e um verão com chuvas intensas e estamos atentos a isso. Pedimos à população para seguir a orientação da Defesa Civil, que é evitar o deslocamento no momento intenso da chuva. As pessoas só devem sair de suas casas em casos de extrema necessidade ou se residirem em áreas consideradas de risco”, disse Pessanha, lembrando que, em situações de gravidade, a população pode entrar em contato por meio dos telefones 199 ou (22) 98175-2512.
Em relação ao Imbé, que foi a localidade mais afetada com as fortes chuvas da última segunda-feira (23), com queda de barreiras e pontos de alagamentos, o subsecretário disse que os dois pontos da estrada que estavam obstruídos, impedindo o tráfego de veículos, já foram liberados.
Para a desobstrução das estradas, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Superintendência de Transportes cederam duas retroescavadeiras e um caminhão prancha, respectivamente, a pedido da Defesa Civil. Conforme a secretaria de Agricultura, o pluviômetro instalado na região do Imbé pelos produtores rurais apontou que choveu mais de 130 mm somente na noite de segunda-feira.
RIO PRETO – Em parceria com a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social está prestando assistência às famílias de Rio Preto, localidade atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias. Por meio das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque Esplanada, nesta quinta-feira (26), foi entregue água mineral aos afetados, que também serão encaminhados para a concessão de cestas básicas. Na última terça-feira (24), o Rio Preto transbordou e alagou casas e comércios.