O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto, participou de uma reunião nesta quarta-feira (19), na Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), em Campos, com o superintendente federal do Ministério da Agricultura e Abastecimento no Estado do Rio de Janeiro, Raphael Tostes Padilha, e secretários de Agricultura do Norte e Noroeste Fluminense. Entre as demandas apresentadas e discutidas, estavam a regularização fundiária, a conectividade rural e a criação de linhas de crédito para a agroindústria.
A superintendência anunciou a criação, em breve, de um consórcio entre as Secretarias Municipais de Agricultura. Também foram colocados em pauta o apoio do Ministério à aprovação do projeto de lei que classifica como semiárido o clima do Norte e Noroeste Fluminense, o início da exportação de gado vivo pelo Porto do Açu e o auxílio do Ministério no sistema de inspeção na busca de emendas federais.
Para Enaldo Barreto, a reunião foi de suma importância não só para São Francisco, mas para todos os outros municípios, pois existe uma dificuldade de acesso do interior com a capital do Estado e com suas autoridades.
-O fato de termos tido a oportunidade de encontrar um interlocutor com o Governo Federal facilita a discussão de pautas propostas que unem os municípios e a região, razão pela qual foi passado o objetivo da Superintendência de criar um Consórcio da Agricultura no Estado do Rio – ressaltou Enaldo, destacando que o Estado do Rio é o segundo mercado consumidor do país. “Não somos os maiores, mas nos notabilizamos pela qualidade dos nossos produtos agrícolas. Cabe lembrar que Campos e São Francisco, juntos, representam quase 49% da área plantada do Estado do Rio”.
Além do superintendente federal do Ministério da Agricultura, estiveram presentes na reunião secretários municipais de Agricultura de Campos dos Goytacazes, Italva, Carmo e Sumidouro; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Mauro Silva; o presidente do Sindicato Rural de Campos e representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ronaldo Bartholomeu dos Santos Junior; e o presidente da Fundenor, Gilberto de Souza Manhães.