Os secretários de municipais de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Barreto, e de Educação, Ciência e Tecnologia, Gustavo Terra, participaram de uma reunião nesta quinta-feira (20), na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), para tratar sobre parcerias entre a Uenf, os municípios do Norte/Noroeste Fluminense e o Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Um dos temas tratados foi a possibilidade de implantar estações meteorológicas nos municípios da região para acompanhar as variações climáticas. Composta por sensores externos que medem a temperatura, umidade do ar, direção e velocidade do vento, radiação, quantidade de chuva e pressão atmosférica, a estação tem um nível extremamente sofisticado de tecnologia e seus dados, que ficam armazenados em nuvem, podem ser acessados através de computadores ou aplicativos de celular.
A reitora da Uenf, Rosana Rodrigues, disse que vai enviar uma professora a alguns municípios para verificar a possibilidade de implantar o sistema de estação com monitoramento por vídeo. “Ela vai beneficiar toda a população desses municípios, podendo realizar um planejamento e identificar os pontos de risco, alertas meteorológicos, tendo o controle da situação para tomar as medidas para impactar menos na vida das pessoas”, explicou. Segundo a reitora, a universidade conta com a parceria da Faperj para implantar os equipamentos, que têm custo em torno de R$ 7 mil.
Presente à reunião, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, destacou que o governo Cláudio Castro, embora esteja em um regime fiscal, já tem a marca do governo que mais investiu no interior do estado. “Precisamos que a Faperj priorize trabalhar a vocacionalidade do Estado, porque sem o apoio da Faperj, não temos como fazer essas parcerias”.
Também estiveram presentes o vice-reitor da Uenf, Fábio Olivares; o prefeito de Italva, Léo Pelanca; o vice-prefeito de Italva, Plínio Fernandes; a presidente da Faperj, Caroline Alves; e o vereador de Campos Marquinhos Bacellar.
galleryuenf/gallery