Uma onda de assaltos registrada nos últimos dias tem causado preocupação entre os moradores de São João da Barra, no Norte Fluminense. Em menos de uma semana, três crimes diferentes foram registrados entre o domingo (27) e a noite de terça-feira (29), evidenciando a necessidade de reforço na segurança da cidade, segundo relatos da própria população.
O caso mais recente aconteceu na noite de terça-feira, quando um homem foi preso após assaltar uma farmácia na Rua Joaquim de Brito Machado, na Praia de Atafona. Ele invadiu o estabelecimento, anunciou o assalto e fugiu com R$ 300 em dinheiro, mas acabou sendo capturado pela Polícia Militar pouco depois da ação.
Na segunda-feira (28), um idoso foi rendido por três homens armados durante um assalto dentro de uma residência. Eles roubaram uma quantia em dinheiro e fugiram. Até o momento, ninguém foi preso.
Já no domingo (27), no distrito do Açu, quatro homens sendo três armados com facas e um com revólver, invadiram a casa de um comerciante de motos e renderam os moradores, incluindo dois idosos de 81 e 83 anos. O grupo fugiu levando R$ 52 mil em dinheiro, três motocicletas, celulares e outros pertences.
Nenhum dos envolvidos foi identificado ou preso até agora. Todos os casos foram registrados na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.
Em resposta à crescente sensação de insegurança, o Governo do Estado anunciou a implantação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), que vai unificar as informações das polícias Civil e Militar, além de outros órgãos do Sistema de Justiça Criminal. O novo sistema contará com uma coordenadoria própria e deve entrar em operação nos próximos 90 dias. A previsão é que todos os sistemas existentes sejam totalmente integrados em até 180 dias após o início da implantação, que será gerida pela Secretaria de Segurança.