
São Francisco de Itabapoana recebeu na manhã deste sábado (29) o encontro da Pastoral de Fé e Cidadania, da Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa aconteceu na Câmara Municipal e foi marcada pela palestra do bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco.
O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Barrão agradeceu a presença do bispo e destacou a realização do encontro, que teve como tema: “A Pastoral da Fé e Cidadania como promotora de renovação das políticas públicas em prol dos menos favorecidos de nossa sociedade”. “O parlamento sanfranciscano muito se alegra em receber este encontro histórico voltado em debater, com os olhos da fé, o desenvolvimento da nossa cidade”, disse.
O vereador Daniel Abílio também participou, enquanto que o chefe de Gabinete, Jairo Batista, e a assessora especial de Gabinete, Ana Paula Carvalho, representaram a prefeita Yara Cinthia.
No início de sua explanação, o bispo citou a vida e missão do padroeiro da cidade, São Francisco de Paula, fundador da Ordem dos Mínimos. Como tema central do pronunciamento, ele abordou a esperança como guia da elaboração de políticas públicas. Dom Roberto citou temas como o estímulo à presença das mulheres na política, o ecumenismo, a segurança climática e o desenvolvimento sustentável.
— Quando não há esperança, há ódio, há medo e pratica-se, assim, a política do inimigo. Se faz política justamente porque pensamos diferente. É através dela que substituímos a guerra. O Papa Francisco nos recordava que, antes das ideias, devemos amar as pessoas — disse o bispo, que estava acompanhado de sacerdotes que atuam nas duas paróquias existentes no município.




