
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de São Francisco de Itabapoana, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), incluiu o Estado do Rio de Janeiro nas ações de aquisição pública de fécula e farinha de mandioca. Até então, somente Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo participavam.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento Enaldo Barreto encaminhou ofício ao superintendente federal do MDA Victor Tinoco, em que ressalta que a cidade conta com aproximadamente 50 unidades de processamento, com produção de mais de 85 mil toneladas de mandioca e movimentação de cerca de R$ 50 milhões, conforme dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro, (Emater-Rio). Além disso, junto com Campos dos Goytacazes, o território sanfranciscano corresponde a quase 50% de toda área plantada no Estado.
‘Ao longo dos últimos anos, o município tem consolidado sua vocação produtiva no segmento da agroeconomia, com destaque para o aprimoramento técnico dos processos, o fortalecimento das associações e o incremento da qualidade dos produtos derivados da mandioca”, afirma o documento.
Após o envio do documento, a Superintendência do MDA instaurou um processo administrativo, o que formalizou a demanda junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na última sexta-feira (21), por sua vez, o órgão federal respondeu que a “regional possui interesse em incluir organizações do estado nas ações de aquisição de farinha”, principalmente por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“O poder público atento às políticas públicas existentes consegue, desta forma, expandir o escoamento da farinha de mandioca para novos comércios, gerando mais oportunidades de renda e emprego. Isso só expressa mais uma vez a relevância do setor agrícola da nossa região”, destacou o secretário Enaldo. Ele citou que o processo de identificação geográfica está em fase final de aprovação.


