A Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia de São Francisco de Itabapoana aprovou 167 estudantes para a segunda fase da 20º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A nova etapa da competição, que é considerada a maior da área no país, será realizada no dia 25 de outubro, com os classificados divididos entre o Nível 1 (6º e 7º anos) e o Nível 2 (8º e 9º anos). Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar novos talentos.
Neste ano, cerca de 18 milhões de estudantes de escolas públicas e particulares participaram da primeira fase, representando mais de 57 mil escolas de todo o território nacional. A rede municipal de São Francisco de Itabapoana incentiva a participação de todos os estudantes, já que esta etapa dará aos alunos a oportunidade de conquistar medalhas e até bolsas de iniciação científica no valor de R$ 300 mensais, por meio do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC).
Avanço histórico
Até 2021, São Francisco não havia conquistado medalhas na competição. Mas, a partir de 2022, a realidade começou a mudar: os primeiros alunos subiram ao pódio e deram início a uma nova fase de conquistas. O secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, destacou a importância desse resultado para a rede. “Parabéns a nossos 167 classificados para a segunda fase da OBMEP! Este resultado reflete a dedicação dos nossos estudantes”, afirmou.
Confira no anexo a lista dos alunos aprovados