O número de mortos resultantes dos tornados que atingiram o centro e sul dos Estados Unidos já superou os 20. A agência AFP fala em 21 vítimas mortais, enquanto a Reuters adianta 22.
Um porta-voz da agência de gestão de emergências no Tennessee, um dos estados mais atingidos pelas tempestades desde sexta-feira, confirmou à AFP pelo menos sete mortes relacionadas com o mau tempo.
Estas somam-se às 14 mortes registradas em Arkansas, Mississippi e Alabama, no sul, e em Indiana e Illinois, no centro-oeste.
No sábado, o sistema de tempestades estava a fustigar a costa leste dos EUA com chuva, granizo e ventos fortes previstos até ao final do dia deste domingo.
Aviso marítimo especial, incluindo as águas de Manasquan Inlet NJ a Little Egg Inlet NJ de 20 a 40 nm, águas costeiras de Manasquan Inlet a Little Egg Inlet NJ de 20 nm e águas de Cape May NJ a Fenwick Island DE de 20 a 40 nm até 21:15 EDT pic.twitter.com/e19526S7x8
— NWS Mount Holly (@NWS_MountHolly) 2 de abril de 2023
Entre as vítimas está um homem de 50 anos que morreu em Belvidere, uma cidade no norte de Illinois, depois do telhado do Apollo Theatre ter desabado durante um concerto com cerca de 260 pessoas a assistir. Dezenas de pessoas ficaram feridas.
Ao longo da sexta-feira, foram registradas dezenas de tornados ao longo de cinco estados: Arkansas, Mississippi, Tennessee, Illinois, Iowa e Wisconsin. O serviço, citado pela ABC News, aponta para mais de 28 milhões de pessoas apoiadas por avisos emitidos por autoridades.
O amanhecer de sábado revelou extensos danos, com casas destruídas, carros capotados, linhas de energia derrubadas e árvores arrancadas pela força do vento.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já prometeu agilizar a ajuda federal.
Leia também: Pelo menos onze mortos nos tornados nos EUA. Tempestades deve continuar