O município de Campos conquistou o terceiro lugar na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems-RJ e IdeiaSUS Fiocruz com a apresentação do projeto SOS Coração, feita pelo secretário de Saúde, Paulo Hirano. O encontro, que está em sua segunda etapa, aconteceu nesta quinta-feira (25), na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na capital fluminense.
Com a vitória, Campos vai ganhar uma Curadoria em Saúde do IdeiaSUS-Fiocruz por um ano, terá o trabalho publicado em um livro oficial e vai receber um vídeo com a participação. Além disso, o secretário recebeu um troféu e os certificados de participação e de colocação. Outra conquista é que o município será um dos oito a representar o Estado do Rio no 38º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. O evento acontecerá em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2024.
Na etapa inicial da mostra estadual foram selecionados 106 projetos, entre eles o SOS Coração. Na primeira etapa foram classificados 24 projetos que foram apresentados nesta quinta-feira, onde Campos alcançou o terceiro lugar. A 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ e IdeiaSUS Fiocruz é uma realização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e a Plataforma Colaborativa IdeiaSUS Fiocruz.
SOBRE O SOS CORAÇÃO
O projeto SOS Coração é desenvolvido há mais de um ano pela Secretaria de Saúde e já salvou, até a última terça-feira (23), 250 pessoas. O objetivo é oferecer atendimento rápido e eficiente aos pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Para isto, a intervenção deve ocorrer nas duas primeiras horas após a entrada dos pacientes nas unidades de urgências e emergências do município. O atendimento imediato reduz em 50% o índice de óbitos por infarto.
*Com informações da Secom